Palavras-chave long tail : O segredo para alcançar a posição zero do google

palavras-chave

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Produzir conteúdo para sites e blogs deixou de ser uma prática visando apenas a entrega dos materiais aos usuários e se tornou uma disputa por posições nos resultados de busca do Google e de outros buscadores.

 

Para isso, técnicas de SEO (otimização para motores de busca) são utilizadas e, uma delas é a priorização de palavras-chave long tail. O nome não é muito amigável, mas ao longo do texto você vai entender o que elas representam.

 

Alcançar as primeiras posições dos resultados de busca não é uma tarefa fácil. A sua marca disputará com grandes players, que produzem uma quantidade massiva de conteúdo e investirão pesado para se manter no topo.

 

Ouça o artigo:

 

 

Entretanto, existem técnicas para driblar a concorrência e alcançar os clientes que estão mais propensos a clicar no link do seu conteúdo e consumi-lo efetivamente.

 

É aí que as palavras-chave long tail se tornam úteis, elas serão perfeitas para alcançar os resultados que possuem menor concorrência e maior assertividade nos visitantes.

 

 

 

O que são palavras-chave long tail?

SEO

Antes de mais nada, é interessante relembrar que palavra-chave é o que o usuário digita no buscador para fazer a sua pesquisa, como por exemplo, “o que são palavras-chave”.

 

Em suma, as palavras-chave podem ser extremamente curtas, como uma única ou poucas palavras, ou long tail (de cauda longa), com mais palavras. Com o tamanho da palavra, aumenta também a especificidade da busca do usuário.

 

Exemplificando as coisas se tornam mais fáceis de serem compreendidas:

 

  • palavra-chave de cauda curta: marketing;
  • palavra-chave long tail (cauda longa): como criar uma estratégia de marketing digital.

 

Perceba que “marketing” é um termo que pode aparecer em diversas buscas, entretanto, a palavra-chave longa trata de um assunto específico e que retrata melhor a intenção do usuário ao fazer a sua busca.

 

Além disso, quanto mais curta for a palavra-chave, maior a chance de ela aparecer em diferentes tipos de busca. Seguindo o exemplo da palavra “marketing”, podemos aplica-la em outros cenários, como:

 

  • “o que é marketing?”;
  • “marketing multinível é pirâmide?”;
  • “como começar no marketing digital?”;
  • “marketing digital funciona?”.

 

Se o seu conteúdo fala sobre uma parte específica do marketing, por exemplo, você não quer aparecer nos resultados de outras buscas que não tem conexão com o seu tema.

 

Isso só vai fazer com que as pessoas acessem o seu conteúdo, percebam que não possui conexão com a busca e voltem à página com outros resultados. Esta conduta é percebida pelo Google e pode ser prejudicial para a sua página.

 

 

 

Diferença de volume de buscas e resultados

 

Palavras-chave de cauda curta possuem um volume de buscas maior, entretanto, uma concorrência infinitamente maior. Já as palavras-chave long tail  são o real oposto.

 

A especificidade faz com que a concorrência diminua, porém, com um volume menor de buscas. Todavia, este volume menor nem sempre é um fator negativo. Ele será benéfico em vários pontos.

 

 

Taxa de conversão

Supomos que, ao criar um conteúdo onde a palavra-chave é “marketing”, você obteve 100 visitas ao seu site. Dentre estas, 3 pessoas preencheram o formulário e solicitaram um contato comercial. Uma taxa de conversão de 3%.

 

Já para um conteúdo falando sobre “os benefícios do marketing para hamburguerias”, você obteve 20 visitas, que resultaram em 3 pessoas preenchendo o formulário. Sua taxa de conversão é de 15%.

 

Analisando os dados, naturalmente você pode pensar que esta taxa não tem importância, já que foram 3 pessoas solicitando um contato. Se elas se tornarem clientes, a receita gerada será a mesma.

 

Entretanto, para o Google não é bem assim. Sites com maiores taxas de conversão são melhores vistos pelo buscador e ganham pontos no ranqueamento das páginas.

 

Por isso, o seu site precisa de mais acessos específicos, que consomem o conteúdo e interagem de alguma forma. Acessos que ficam poucos segundos não são interessantes e, na maioria dos casos, são prejudiciais.

 

 

Baixa concorrência

Outro fator que faz com que as palavras-chave long tail  sejam extremamente úteis para a sua estratégia de conteúdo é a baixa concorrência. Quanto mais específica a busca, menor o número de concorrentes.

 

Este é um ponto benéfico em vários quesitos para a sua marca:

 

  • mais fácil de alcançar as primeiras posições dos resultados de busca;
  • maior a possibilidade de o usuário clicar no seu artigo;
  • facilidade de aumentar a reputação da sua marca em determinado assunto;
  • maiores chances do usuário realizar uma conversão no seu site, tendo em vista que são menos opções para escolher;
  • menor probabilidade de competir com grandes players do mercado.

 

Por isso, entenda quais são os assuntos mais relevantes para a sua empresa, como podem ser utilizadas as palavras-chave long tail  e comece a planejar os seus conteúdos.

 

 

Adaptabilidade a outros formatos de busca

As tecnologias têm avançado vertiginosamente e, com elas, as assistentes virtuais ganharam muita força. Atualmente, boa parte dos usuários já faz algumas buscas por voz.

 

Naturalmente, dar um comando de busca por voz é mais rápido e exige menos esforço do que digitar algo no Google, por isso, as pessoas tendem a realizar pesquisas mais específicas.

 

Pesquisas específicas são sinônimo de palavras-chave de cauda longa (palavras-chave long tail). Por isso, seus conteúdos ganham ainda mais potencial de consumo por parte dos usuários e podem ser facilmente encontrados pelas assistentes de voz.

 

É claro que, para obter um bom ranqueamento, é necessário ter conhecimento das técnicas de SEO durante a produção e a estruturação dos conteúdos. Esquecer do SEO é decretar a morte de qualquer conteúdo para o Google.

 

 

Como encontrar palavras-chave long tail

Palavra chave

Existem várias formas de você encontrar estas palavras e tornar mais efetiva a estratégia de conteúdo para a sua empresa. A grande maioria delas é gratuita e você pode realizar pela internet, sem a necessidade de uma plataforma paga.

 

Entretanto, existem opções não-gratuitas no mercado que entregam recursos a mais, com informações mais aprofundadas sobre o seu conteúdo e como ele deve ser produzido. Abordaremos um pouco de cada a seguir.

 

 

Pesquisas relacionadas do Google

O primeiro local onde podem ser encontradas as palavras-chave de cauda longa são as pesquisas relacionadas do Google. Estas buscas estão disponíveis ao fim da página de resultados do próprio buscador.

 

Ao realizar uma pesquisa, role até o final da página e perceba que outros possíveis resultados são sugeridos. Eles não estão ali em vão, o Google mostra aqueles que são semelhantes e foram buscados por outros usuários.

 

Desta forma, você conseguirá encontrar temas e inspirações que já foram procurados por outras pessoas, o que dá mais segurança na escolha do tema, já que existe um volume de buscas recente.

 

 

Sugestões de busca do Google

Ao começar a digitação no buscador do Google, você pode perceber que a ferramenta sugere algumas opções relacionadas aos termos digitados. Estas sugestões também possuem um embasamento.

 

Assim como as pesquisas relacionadas, as sugestões de busca do Google sugerem palavras-chave long tail que já foram buscadas por outros usuários, sendo extremamente úteis para a sua produção.

 

 

Answer the public

Uma ferramenta muito útil para encontrar tópicos que estão em pauta nas mídias sociais atualmente. Você insere um termo na busca e o Answer the public te mostra o que está em alta e que possui relação com o que foi buscado.

 

Além disso, palavras-chave relacionadas são sugeridas e você pode encontrar boas fontes de inspiração para os seus conteúdos.

 

 

SEMRush

Ao contrário das anteriores, o SEMRush é uma ferramenta paga que auxilia na estratégia de SEO do seu site ou blog como um todo. Com ela, você poderá ir além das palavras-chave de cauda longa. 

 

Além dos termos que podem ser utilizados, a plataforma ainda te dará quais serão os principais concorrentes, que termos devem ser utilizados no artigo e qual é a quantidade ideal de palavras a serem escritas no seu conteúdo.

 

Estes dados, somados às auditorias de domínio e comparações com os concorrentes, formarão um dossiê completo para que a sua estratégia seja assertiva e as primeiras posições do Google sejam alcançadas.

 

Depois de ter o conteúdo criado, se ele for escrito, você ainda pode inseri-lo na ferramenta de análise do próprio SEMRush e entender se a sua estrutura está bem formatada e se ele será bem ranqueado nos buscadores.

 

Naturalmente, a qualidade do conteúdo não é tudo, já que a autoridade do domínio e outros fatores externos serão levados em consideração para o ranqueamento nos motores de busca.

 

 

A ferramenta não trabalha sozinha

O mais importante, em qualquer uma das ferramentas utilizadas, é que você conheça o público que quer atingir e entenda quais são as buscas que ele pode realizar.

 

Desta forma, as sugestões das ferramentas servirão como uma fonte de inspiração para o seu planejamento de conteúdo.

 

 

Leia também:

 

 

Conclusão

Palavras-chave long tail são uma realidade que precisa ser aproveitada durante a estratégia de conteúdos da sua empresa. Contar com artigos que dão foco nessas palavras é necessário no contexto atual.

 

Cada vez mais, as primeiras colocações do Google estão mais concorridas e a sua marca precisa encontrar formas de se sobressair. Entenda o comportamento do seu cliente e encontre os melhores temas para os seus conteúdos.

 

Deixe nos comentários o que achou do conteúdo

 

 

Mais para explorar

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.