Design de sites: Conheça 6 dicas para se aplicar

Design de sites web designer

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

 

O desenvolvimento de sites, está passando por diversas modificações, o que faz com que seja preciso uma boa apresentação visual que seja atrativa aos usuários por meio do design de sites.

 

O objetivo, obviamente, é sempre proporcionar uma experiência mais facilitada e que seja muito mais positiva para os usuários, o que contará muito a favor de uma empresa.

 

Quanto mais navegável e com boa usabilidade for o seu site, mais fácil será utilizá-lo e isso fará com que mais pessoas não só venham, como fiquem muito mais tempo dentro dele.

 

Ou seja, o resultado é um aumento nas conversões, de modo que seja possível realizar o crescimento do seu negócio, o que qualquer empresa busca dentro do mercado.

 

Pensando nisso, nós da Blue colocamos aqui nesse artigo algumas importantes dicas a respeito das principais dicas sobre design de sites para você aplicar.

 

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

 

Design de sites: Conheça as principais dicas

Blue conteúdo digital

A cada ano que passa as tendências referentes aos design de sites vão modificando-se.

 

Há alguns conceitos ou tendências que não mudam com o tempo, visto que já tomaram conta da internet por conta da grande aceitação que tiveram dos usuários.

 

É o caso, por exemplo, dos elementos em 3D, daqueles que são minimalistas e mesmo dos layouts que são mais escuros.

 

Entretanto, há outras tendências que vão surgindo para que você possa aplicar no seu site nesse ano, conseguindo assim mais aceitação dos usuários.

 

A partir de agora, não deixe de acompanhar os próximos tópicos com as principais dicas referentes a design de sites.

 

 

1- Um título descritivo faz toda a diferença no design de sites

Site

 

Não há dúvidas de que uma importante dica de design de sites é colocar um título descritivo na sua página inicial, o que fará toda a diferença.

 

As homepages ou páginas iniciais precisam sempre ser bastante sucintas e contar com informações objetivas, que permitam um maior entendimento sobre o site logo de primeira.

 

Isso porque os usuários sempre buscam por informações, assim que chegam a um site, que lhes permitam entender se ali irão encontrar o que esperavam.

 

Se você usa um título descritivo na sua página inicial, então proporciona a aquele novo usuário obter esse conhecimento de forma mais rápida e precisa.

 

Entretanto, um título descritivo deve ser planejado com algumas dicas, como é o caso do uso da palavra-chave, que fará toda a diferença para ajudar a ranquear melhor seu site nos buscadores da internet.

 

Se puder utilizar essa palavra-chave em um formato de destaque então o resultado será melhor ainda, já que facilitará não só o melhor posicionamento do seu site, mas ao usuário encontrar aquilo que deseja.

 

O título deve sempre buscar, além disso, informar sobre o que trata-se o seu site, ou ainda o produto ou serviço que você ofereça, auxiliando o lead ou o cliente a entender se ali há o que precisa.

 

 

2- Sempre mantenha o minimalismo em seu site

Minimalismo em seu site

 

Uma das tendências relativas ao design de sites, como foi dito, é a questão do minimalismo, pois aqui vale a máxima de que “menos é mais”, o que sempre foi visto como verdadeiro.

 

Aliás, o conceito a respeito de minimalismo, em diversos aspectos da vida das pessoas, já existe há anos e cada vez mais vai tomando conta do mundo.

 

Em relação ao design de sites, essa proposta tem sido muito bem aproveitada e a tendência é que assim continue, já que os resultados têm sido excelentes.

 

Os sites que optam por um design minimalista conseguem chamar bastante a atenção dos seus visitantes, aumentando as chances de mais conversões.

 

Assim, quando você optar por um design de sites baseado em minimalismo consegue destacar-se frente aos seus concorrentes, que contam com páginas que possuem demasiados elementos.

 

E por que isso ocorre?

 

A verdade é que tudo está relacionado com a psicologia e como a mente humana reage a determinadas situações: ela tende a concentrar-se mais em elementos que estão posicionais em locais mais espaçosos e sozinhos.

 

 

3- Layouts escuros são uma boa pedida em design de sites

Layouts escuros

 

Assim como ocorre com o minimalismo, os layouts escuros fazem parte de design de sites que já são bem conceituados frente aos usuários e que garantem excelentes resultados.

 

Desde o ano passado os layouts dos sites passaram a ter uma grande mudança das cores claras, como o branco, para as colorações mais escuras, como o cinza e do preto.

 

Mas por que o layout escuro é uma dica tão importante de design de site? Há duas explicações principais a respeito dessa tendência.

 

Uma delas é o fato de que um fundo escuro em um site ajuda a que haja maior destaque e valorização daqueles elementos que são coloridos, como é o caso, por exemplo, da logomarca do seu negócio.

 

Outro ponto importante que tem proporcionado um crescimento no uso de layouts escuros é o fato de que eles causam menos agressividade aos olhos daquelas pessoas que o estão utilizando.

 

Além de também economizar a energia do aparelho ou dispositivo eletrônico e a resolução dos elementos visuais das páginas, você ainda pode deixar a opção para que o usuário escolhe entre a cor clara ou a escura.

 

 

4- Opte sempre por um design que permita o site ser veloz

Site ser veloz

 

De nada adiantará você colocar um design em seu site que seja extremamente atrativo visualmente, mas que torne o mesmo bastante lento.

 

Apesar da beleza e da atratividade serem importante, a funcionalidade de um site é essencial para que o mesmo seja acessado pelo usuário e permita que ele tenha uma boa experiência.

 

A velocidade de carregamento, portanto, é sempre a prioridade de qualquer site, pois a diferença de alguns segundos para uma página carregar é capaz de afastar o usuário e colocá-lo em busca de um concorrente.

 

É por tudo isso que o uso de novidades e também de tendências em relação aos elementos visuais, apesar de importante, deve ser feito com cuidado e sempre de forma moderada.

 

Isso evitará que você acabe focando demais em uma opção e negligencie a necessidade de um site veloz, não obtendo bons resultados.

 

 

5- Use os elementos em 3D no seu design de sites

Elementos em 3D

 

Não há nenhuma novidade no uso da tecnologia em 3D, em qualquer parte do mundo, mas ele torna-se cada vez mais comum para tornar mais atrativo o design de sites.

 

Nos últimos anos as grandes marcas têm feito bastante uso dos elementos em 3D em seus sites, o que tem as ajudado muito nos resultados obtidos.

 

Isso porque os elementos 3D permitem que os usuários possam explorar os itens de modo mais concreto em todos os detalhes mais importantes, gerando um engajamento bem mais amplo.

 

O uso do 3D para que os usuários possam explorar as seções e as informações dentro de um site permite que ocorra a possibilidade de opções muito mais interativas para gerar atenção e auxiliar na captação de novos clientes.

 

Como os custos para o desenvolvimento em 3D diminuíram bastante nos últimos anos, hoje em dia é mais fácil aplicá-lo dentro do seu design de site, o que faz com que cada vez mais empresas façam uso dele.

 

 

6- Utilize os espaços abertos em seu site

Sites

 

Se antigamente as pessoas procuravam sempre encher seus sites de elementos visuais, hoje em dia você viu que o minimalismo modificou esse entendimento.

 

Quando não há um espaçamento entre os elementos de uma página, então torna-se muito mais difícil que o usuário possa conseguir enxergar, de verdade, todos eles.

 

Não é à toa que os grandes sites já têm começado a fazer uso dessa tendência, passando a fazer uso dos enormes espaços em branco, que podem estar tanto entre os elementos visuais, nas laterais, como também entre as seções.

 

O objetivo é que esses espaços em branco (que não necessitam exatamente serem brancos, mas sim seguir a cor de fundo do site) ajudem a deixar os elementos mais separados para que eles possam ser melhor notados.

 

Ao se ter um vazio, automaticamente a atenção do usuário vai para os elementos que estão presentes ali naquela página, o que pode ser uma imagem, um vídeo ou mesmo um texto com uma cor diferenciada e destacada.

 

Sendo assim, não deixe de utilizar o conceito de espaços abertos no seu site, melhorando o design do mesmo.

 

 

 

Leia também:

 

 

Conclusão

Como você viu, torna-se cada vez mais importante que você esteja sempre atento a sobre quais são as tendências de design de sites do momento, para utilizá-las dentro das suas páginas.

 

Neste texto, você pôde ver como essas tendências estão atualizando-se constantemente, o que faz extremamente necessário estar sempre conectado a elas.

 

Através das dicas mostradas aqui nesse texto, torna-se muito mais fácil que você consiga potencializar seus resultados de modo mais eficiente.

 

Gostou do artigo de hoje sobre 6 dicas de design de sites para se aplicar?

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

Mais para explorar

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.