O que é copywriting e por que você precisa dele

copywriting

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

As estratégias de marketing de negócios na internet objetivam, na maioria das vezes, a conversão. Seja captando clientes ou leads, uma forma de comunicação será primordial para convencer o usuário a executar uma ação: o copywriting.

 

De nada adianta você possuir uma página ou um site muito bonito, com a usabilidade totalmente otimizada, porém, sem um conteúdo que cative o visitante e o faça executar as ações desejadas.

 

O “copy”, como é popularmente chamado, é exatamente essa comunicação persuasiva, através de técnicas, que fazem com que o leitor, de forma consciente ou inconsciente, siga um caminho de raciocínio de acordo com os seus objetivos.

 

Ouça o artigo:

 

 

Entretanto, entender o que é copy não é suficiente. Você precisa conhecer as suas técnicas e entender onde e quando aplica-lo, assim como a intensidade com que você vai se comunicar com as pessoas que consumirão o seu conteúdo.

 

Por isso, para entender o que é copywriting e aprender os principais conceitos de aplicação desta técnica, siga lendo este artigo. De bônus, ainda vamos descrever alguns gatilhos que potencializarão, e muito, a sua comunicação.

 

 

O que é copywriting?

Como citado anteriormente, copywriting é a técnica de comunicação persuasiva que conduz o usuário até a execução da ação que é pretendida pela pessoa, empresa ou marca que está como sujeito de fala.

 

Com as técnicas de copy, você levará um visitante a comprar um produto em uma loja virtual ou fará com que o usuário faça a inscrição no evento que você realizará e precisa captar inscritos.

 

Tudo dependerá da forma como você se comunica e da forma que vende a ideia e o propósito para quem está lendo o texto ou assistindo o vídeo. Em suma, copywriting é o fato de vender uma ideia em um curto período de tempo.

 

 

Onde o copywriting se encaixa?

Com intensidades diferentes e moderando a agressividade na comunicação, o copy se encaixa em qualquer discurso ou ocasião. Conhecer as técnicas da comunicação persuasiva é primordial para que você aproveite os momentos.

 

Mesmo em um momento mais descontraído ou em um conteúdo que não possui o objetivo de venda, a utilização do copywriting tem o objetivo de captar a atenção do usuário.

 

Tudo aquilo que chama a nossa atenção se torna mais atraente e tem mais chance de permanecer na nossa memória. Por isso, diariamente você se depara com manifestações desta técnica, mesmo sem perceber.

 

 

Exemplos de utilização de copywriting que você não sabia que estava presenciando

Se você possui acesso aos canais de televisão aberta e já parou para assistir por mais de 20 minutos, deve ter assistido a algumas propagandas de marcas que utilizam os comerciais para venderem os seus produtos.

 

Pressupondo que sim, você já deve ter se deparado com alguma dessas frases:

 

  • “somente até amanhã você pode comprar… com … de desconto”;
  • “mais de … mil pessoas já garantiram a sua vaga, venha você também!”;
  • “você faz isso e nós te damos … em troca”;
  • “a Ana utiliza os produtos e recomenda”;
  • “com apenas 3 meses de tratamento com os cosméticos , o João acabou com as suas espinhas e está com uma pele linda e saudável”;
  • “são as últimas unidades do produto e você pode garantir a sua!”;
  • “o candidato … já trabalhou em mais de … reformas na sua cidade e possui mais de … anos de experiência em gestão pública”;
  • “fique ligado, no próximo dia começa a nova temporada do programa …”;
  • “chegou o novo modelo do smartphone … com a nova tecnologia de tirar fotos em 360º”;
  • “faça parte do grupo VIP de assinantes da revista …”.

 

Estes são alguns exemplos de chamadas que captam a atenção do leitor/telespectador/ouvinte e o fazem dedicar uma parte do seu tempo de forma mais atenciosa ao que está sendo passado.

 

Se você quer vender ou fazer com que a pessoa realize uma ação, o primeiro passo é captar a atenção dela. O copywriting atuará nestas duas etapas e você vai perceber que não pode viver sem ele na sua comunicação.

 

Como funciona a comunicação com copywriting?

Em suma, você vai criará uma conexão com a pessoa que está recebendo a sua mensagem, de modo que ela entenda que precisa continuar dedicando o seu tempo para prestar atenção no que você está comunicando.

 

Para isso, é necessário conhece-la, entender as suas dificuldades, os seus sonhos e um pouco sobre os seus gostos para que, desta forma, você consiga gerar esta conexão e a fortalecer através das palavras.

 

Naturalmente, para uma comunicação persuasiva, você precisará ter a sua persona muito bem definida e conversar especificamente com ela. Comunicar-se com várias personas é mais complexo e você pode perder a objetividade.

 

 

Atenha-se ao que você quer passar e ao que o usuário quer ler/escutar/ver

Com a internet cada vez mais lotada de conteúdos e o cotidiano das pessoas cada vez mais corrido, o tempo e a atenção são os bens mais valiosos que uma pessoa pode possuir.

 

Se você quer que o usuário entregue a você uma parte destas joias, precisa fazer por merecer. Obviamente, não é enrolando e falando coisas inúteis que você vai conseguir este tempo, correto?

 

Por isso, seja objetivo e comunique exatamente o que é necessário. Entretanto, não confunda objetividade com superficialidade. Se você chegar para um possível cliente e se comunicar de forma errada, pode perder a oportunidade.

 

 

Utilize os gatilhos mentais

Utilize os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são a chave para o copywriting ter a sua eficácia confirmada. É através deles que você vai conseguir gerar os pontos de conexão com o usuário e fará a captação da sua atenção.

 

Após isso, os gatilhos também serão utilizados para levar o usuário à conversão. O processo funciona de forma semelhante a uma hipnose, porém, você deve ser honesto e, em momento algum, pode utilizar estas técnicas para enganar.

 

Um ensinamento que um dos maiores players de marketing digital no Brasil, Erico Rocha, prega em qualquer um dos seus conteúdos é a integridade do que está sendo comunicado.

 

Se você possui milhares de clientes, vale a pena citar este ponto, porém, se você ainda não chegou nesse patamar, procure outras formas de exaltar a sua marca ou produto.

 

Utilizar de mentiras para a promoção de algo é uma prática abusiva e que pode gerar complicações para você e para o seu negócio. Por isso, procure se comunicar de forma íntegra e verdadeira.

 

A partir de agora, você verá alguns exemplos de gatilhos mentais que são extremamente populares e podem ser utilizados na sua estratégia de copywriting.

 

 

Autoridade

Este gatilho é utilizado para agregar valor a uma pessoa ou marca, de forma a construir uma ideia de autoridade na cabeça do usuário. Desta maneira, será mais fácil gerar uma conexão de confiança entre a sua marca e o cliente.

 

Alguns exemplos de utilização do gatilho de autoridade:

 

  • “Há … anos sendo líder no mercado automotivo”;
  • “Médico que atende atletas de alta performance como Neymar, Messe e Cristiano Ronaldo”;
  • “Eleita por 3 anos seguidos a melhor cerveja do Brasil”.

 

Perceba que são utilizados alguns status de uma pessoa, marca ou produto para enaltecer a causa que está sendo comunicada. Para quem está lendo/ouvindo/vendo, fica mais fácil acreditar na comunicação.

 

Você tende a confiar mais em uma informação veiculada por uma fonte desconhecida ou por um noticiário que possui maior credibilidade com o público? Isso só acontece porque existe um conceito de autoridade.

 

 

Escassez

Um dos gatilhos mais utilizados, popularmente, nas técnicas de copywriting. O gatilho da escassez tem o objetivo de comunicar algo que está acabando, ou seja, que induz o usuário a realizar a ação desejada de forma mais rápida.

 

Em uma comunicação de um determinado evento, você já deve ter percebido mensagens como “80% dos ingressos vendidos” ou “últimos 50 ingressos disponíveis”.

 

Nosso cérebro tende a dar mais valor para aquilo que é escasso. Não é à toa que produtos fabricados em escalas menores, com um número menor de itens disponíveis tende a ser mais caro do que os produzidos em grande escala.

 

 

Urgência

Muito utilizado em conjunto com a escassez, a urgência é o gatilho que busca impor um prazo limite para o usuário executar a ação desejada. Ele pode ser utilizado tanto para vendas quanto para outras ações de menor relevância.

 

Vamos aos exemplos, para que você possa compreender de forma facilitada:

 

  • “Só amanhã mesmo, na loja … você compra com 50% de desconto!”;
  • “1º lote de ingressos para o show da banda esgota amanhã!”;
  • “Amanhã é o último dia para você declarar o seu imposto de renda”;

 

Prova social

Conhecido popularmente como “efeito manada”, o gatilho de prova social é muito utilizado nas técnicas de copywriting para mostrar que várias pessoas já tomaram a decisão que o comunicador quer que o usuário tome.

Alguns exemplos bem característico de prova social são:

 

  • “Este curso já aprovou mais de 200 alunos na universidade federal!”;
  • “São mais de 2000 unidades vendidas do produto !”;
  • “Só hoje, já são mais de 5000 clientes que optaram por comprar o produto …!”;

 

Em suma, a prova social tem o objetivo de mostrar que determinado produto ou serviço já foi adquirido, testado, utilizado e realiza o que promete de forma garantida.

 

Outro exemplo é o seguinte: se você está em uma rua que possui 2 lanchonetes, uma está cheia e a outra está às moscas, sem nenhum cliente, qual você pensará ser de melhor qualidade? Naturalmente a primeira.

 

Esta decisão é tomada de forma subconsciente pelo cérebro e a prova social atua exatamente nessa tomada de decisão.

 

 

Leia também:

 

Conclusão

Utilizar técnicas de copywriting é primordial para que você capte e retenha a atenção das pessoas em um mundo cada vez mais disputado. Se o seu anúncio chamou a atenção, você já tem uma chance muito maior de conversão.

 

Entretanto, a utilização destas técnicas deve ser planejada e executada com cuidado. O excesso de gatilhos mentais pode tornar a comunicação sensacionalista e acabar tendo o efeito contrário.

 

Por isso, é extremamente importante que você conheça o seu cliente e entenda quais são as necessidades dele. Desta forma, poderá se comunicar de forma assertiva, de modo que ele veja a sua comunicação como algo atraente e real.

 

Gostou do artigo? Fale para a gente nos comentários

 

 

Mais para explorar

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.