Você está produzindo ou contratou a produção de algum conteúdo, porém, precisa de uma imagem que encaixe com o tema e possua alta qualidade. O que fazer? É nesse momento que o banco de imagens surge como a solução para os seus problemas.
Buscar imagens na internet é uma tarefa que exige certo tempo e pode fazer a pessoa que está pesquisando correr alguns riscos. Isso porque utilizar imagens retiradas de buscas no Google pode ocasionar problemas com direitos autorais.
Tudo que você não quer é utilizar algumas imagens na sua estratégia de marketing e, após isso, precisar removê-las do ar por conta de alguma reclamação do dono da foto, não é?
Ouça o audio:
Por isso, grande parte dos profissionais de marketing e donos de empresas buscam os bancos de imagens como uma forma de encontrar imagens em alta resolução e, ao mesmo tempo, livres para utilização.
Os repositórios de fotos mais famosos são pagos, como Adobe Stock ou Shutterstock, entretanto, você pode acessar outros, concorrentes, que entregam conteúdos de alta qualidade de forma 100% gratuita.
Se você quer incrementar as suas publicações na rede social ou inserir imagens de alta qualidade no seu site, preparamos este artigo com as melhores opções de banco de imagens gratuitos.
Porém antes de chegarmos lá, vamos aprender um pouco mais sobre:
- O que é um banco de imagem
- Como surgiram os primeiros bancos de imagens
- Como um banco de imagens pode ser útil?
- Como escolher entre bancos de imagens gratuitos e pagos?
Então vamos lá!
O que é um banco de imagens?
Como o próprio nome sugere, um banco de imagens é um repositório com milhares (ou até milhões) de fotos, vetores, ícones e outros tipos de arquivos de imagens disponíveis para usuários do mundo inteiro utilizarem.
Em alguns casos, o repositório é pago, exigindo que as pessoas que o acessem realizem o cadastro em um programa de assinatura para utilizar um número limitado de imagens por mês.
Já nos bancos gratuitos, o que você precisará fazer é um cadastro rápido, inserindo informações como nome, e-mail e senha para poder acessar o catálogo completo de imagens e utilizar como achar melhor.
Nos bancos de imagens, atualmente, você encontra todo tipo de conteúdo. Desde imagens da natureza, de pessoas e de ambientes até ícones para serem utilizados em páginas da internet e outros conteúdos.
Além dos dois tipos de banco citados, ainda existem alguns que ficam no meio termo entre pago e gratuito. Trata-se de repositórios que permitem um número limitado de downloads por dia gratuitamente.
Os usuários que precisarem baixar mais imagens do que a limitação para o plano gratuito devem realizar a inscrição para um plano avançado, este que, por sua vez, é pago (geralmente no formato de mensalidade).
Como surgiram os primeiros bancos de imagens?
Muito antes da internet existir, fotógrafos e publicitários encontraram uma forma de reutilizar as imagens de ensaios que não eram selecionadas pelos clientes ou para determinada ação.
Enquanto, até determinado momento, as imagens eram descartadas completamente, percebeu-se que elas poderiam ser úteis para outras pessoas e se tornarem uma fonte de renda.
Sendo assim, na década de 1920, as primeiras imagens começaram a ser comercializadas e os primeiros bancos de imagens começaram a surgir. Obviamente, com o surgimento da internet, as coisas mudaram um pouco.
Atualmente, existem inúmeras opções de repositórios que disponibilizam arquivos de imagem nos mais variados formatos, tamanhos e com conteúdo extremamente diversificados.
Como um banco de imagens pode ser útil?
Muito utilizado por profissionais da área de criação gráfica, como designers e produtores de vídeos, os bancos servem para que você insira imagens de alta qualidade nos seus conteúdos sem a necessidade de captação.
É sabido que o processo de captação de imagens em alta resolução leva tempo e exige equipamentos de ponta. Com isso, muitas vezes, uma imagem que já foi tirada pode ser muito útil.
Com a diversidade de catálogos e imagens disponíveis na internet, dificilmente você não encontrará uma imagem do jeito que precisa para inserir nos seus conteúdos.
É arriscado, mas talvez seja possível dizer que todas as imagens possíveis que você imaginar estão presentes em algum banco de imagens, basta realizar algumas pesquisas ou possuir alguma assinatura.
Ao navegar por redes sociais de marcas, negócios locais e outras empresas, podemos identificar algumas imagens de pessoas sorridentes, ou no escritório, ou em uma sala de reuniões, com semblantes extremamente enigmáticos.
Estas imagens são, possivelmente, de um banco e foram utilizadas para complementar algum tipo de conteúdo ou página.
Como escolher entre bancos de imagens gratuitos e pagos?
Provavelmente você já se perguntou: “se existem bancos de imagens gratuitos, por que os pagos ainda estão no mercado?”. A resposta está na exclusividade das imagens e na variedade das mesmas.
Repositórios como o Shutterstock possuem centenas de milhares de imagens, nos mais diversos teores e com uma grande variedade de opções. Já os catálogos gratuitos tendem a ser um pouco mais limitados.
Se a sua necessidade é pequena ou se você está começando a trabalhar com o marketing de um negócio agora, comece pelas opções grátis e, se sentir a necessidade, migre posteriormente para uma solução paga.
As assinaturas disponibilizam um número grande, porém limitado, de imagens para utilização durante um determinado período de tempo, geralmente um mês. Sendo assim, você terá X imagens para utilizar dentro de 30 dias.
Caso você não utilize o pacote por completo, alguns bancos permitem o acúmulo de créditos, enquanto outros não. Da mesma forma, caso você precise de imagens adicionais, taxas extras são cobradas.
As melhores opções de bancos de imagens grátis
Agora que você já entendeu o que é um banco de imagens, para quê ele serve e como você pode escolher, chegou a hora de conhecer os bancos de imagens gratuitos mais populares e que entregam as melhores soluções.
Naturalmente, cada opção possui as suas peculiaridades e podem ser mais úteis em determinadas ocasiões. Por serem gratuitos, é interessante que você salve vários no seu navegador, facilitando uma busca mais variada.
Pexels
A nossa primeira opção é uma das mais fáceis de serem utilizadas. Além de possuir um catálogo muito grande de imagens, o Pexels não exige que você faça qualquer tipo de cadastro.
Desta forma, você só precisa acessar, fazer a sua busca e baixar as imagens que mais gostar. Outro ponto positivo é a disponibilidade da busca em português, o que facilita a pesquisa.
Além das imagens estáticas, este banco de imagens ainda disponibiliza opções de vídeo gratuitas para utilização. Os membros cadastrados podem fazer o upload das imagens ou vídeos e disponibilizá-los publicamente.
Outro ponto interessante é que, caso você ache interessante, poderá doar uma quantia em dinheiro para o criador de determinada imagem que você utilizou. Esta é uma opção do usuário, não sendo obrigatória.
Conheça aqui
Banco de imagens: Pixabay
Outra opção gratuita muito popular entre os adeptos dos bancos de imagens on-line gratuitos, o Pixabay também disponibiliza seus arquivos de forma grátis e sem exigir qualquer tipo de cadastro do usuário.
Neste caso, o repositório lembra, em alguns momentos, uma rede social de imagens, já que os autores possuem perfis com as suas publicações e outros usuários podem curtir, comentar, entre outras interações.
Além disso, o Pixabay entrega ainda mais do que fotos e vídeos. Nesta opção de catálogo, você ainda pode baixar ilustrações, vetores, vídeos e músicas de forma totalmente gratuita e em direitos autorais.
Todos os conteúdos são alimentados pela comunidade da plataforma e qualquer pessoa pode fazer o seu cadastro e começar a contribuir. O legal desse e de outros bancos é o senso de comunidade que está presente entre os usuários.
Conheça aqui
Banco de imagens: Unsplash
Este é um repositório que possui toda a sua linguagem em inglês, entretanto, com a diversidade de usuários que enviam as suas fotos, é possível realizar buscas em português também.
O Unsplash oferece uma grande diversidade de categorias de fotos, entretanto, se restringe a este formato de conteúdo. Fotos do mundo real, tiradas por especialistas e em altíssima qualidade.
Além disso, os usuários ainda podem fazer o upload de coleções de fotos, criando portifólios dentro da plataforma e relacionando as fotos, para que em uma única busca os visitantes encontrem diversas opções.
Conheça aqui
Banco de imagens: Iso Republic
Outra opção em inglês, entretanto, nesta você não conseguirá encontrar imagens efetuando buscas em portugês. O Iso Republic é uma excelente opção de banco de imagens gratuito.
Nesta plataforma, você pode fazer o download de imagens em alta resolução, para utilizar quando e onde quiser e sem a necessidade de dar créditos ao fotógrafo ou à pessoa que a disponibilizou.
Assim como a opção anterior, o Iso Republic está focado em imagens reais, entregando a possibilidade de o usuário buscar fotos e vídeos, entretanto, não entrega animações, vetores ou ilustrações, por exemplo.
Tudo o que você precisa fazer é acessar a ferramenta, efetuar a sua busca em inglês, baixar as imagens que mais lhe agradaram e pronto! Você já pode utiliza-las na sua estratégia de marketing sem preocupações.
Conheça aqui
Leia também:
- Como aparecer na primeira página do Google: Entenda mais
- Marketing de conteúdo: Saiba TUDO sobre como fazer
- Palavras-chave de cauda longa: Conheça tudo sobre o assunto
Conclusão
Os bancos de imagens são a salvação para muitas pessoas que precisam de imagens de alta qualidade para criar conteúdo online e offline, porém, não possuem a disponibilidade de captar estas imagens.
Caso você seja um usuário iniciante e que não vai precisar de uma variedade muito grande de imagens, as versões gratuitas serão indicadas. Já para a utilização constante, recomenda-se a contratação de uma opção paga