Palavras-chave de cauda longa: Conheça tudo sobre o assunto

palavras chave de cauda longa

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe o que são as palavras-chave de cauda longa?

 

Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não têm esse conhecimento, ou até mesmo conhecem esse tipo de palavra-chave, mas não sabe como utilizá-lo.

 

Ouça o artigo:

 

 

Usando elas, é possível criar conteúdos que sejam mais certeiros para o seu público-alvo e que ajudam a ranquear mais rápido um site ou blog no Google.

 

 

Ainda tem mais 

As palavras-chave de cauda longa vão muito além apenas do tamanho delas, que é bem maior obviamente, mas tem a ver também com a questão da especificidade que elas trazem para as buscas e da estratégia de segmentação.

 

Portanto quanto mais longa for a palavra-chave, então proporcionalmente serão mais específicos o tema abordado e o público-alvo com o qual você irá trabalhar.

 

Afinal vale então muito a pena trabalhar com esse tipo de palavra-chave, sendo uma forma bem mais rápida de ganhar posições nos resultados do Google, pois trabalhando com um público mais específico a concorrência é menor.

 

Se você consegue então encontrar palavras-chave mais longas e específicas, mais certeiro é o seu trabalho para alcançar aquele determinado cliente.

 

Definitivamente a área do seu alvo será menor, mas ao mesmo tempo será muito mais valiosa do que um alvo grande.

 

Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre esse assunto!

 

 

O que são as palavras-chave de cauda longa?

O que são as palavras-chave de cauda longa

A princípio o tópico a ser abordado aqui nesse artigo é, justamente, o que é uma palavra-chave de cauda longa.

 

Essas palavras-chave são aquelas utilizadas para realizar buscas muito específicas nos mecanismos de pesquisas como o Google, sendo compostas com mais de três palavras.

 

Portanto usando a cauda longa, você poderá compreender com muito mais precisão tudo o que o usuário está procurando e exatamente a informação de que ele necessita.

 

 

Entenda mais

Um exemplo de palavra-chave de cauda longa é “como emagrecer 5 kg em uma semana”, apenas para que você possa se situar.

 

Nessa palavra-chave, o problema ou a dor do usuário que está utilizando-a na pesquisa fica muito clara: ele precisa descobrir como perder 5 kg para emagrecer dentro de sete dias.

 

Portanto, as palavras-chave que são de cauda longa nada mais são do que ferramentas mais específicas, dentro do SEO, que permitem trazer visitantes com uma segmentação muito maior.

 

Além disso, esse tipo de palavra-chave possui uma estrutura que é descritiva, ou seja, ela deixa muito clara a intenção por meio da busca do usuário e qual é a resposta que ele espera.

 

Quanto mais palavras forem incluídas dentro desse termo chave, então bem mais restritos serão os resultados alcançados.

 

Aquele usuário que ao fazer uma busca digita mais de 3 termos no campo de pesquisa já sabe exatamente o que quer encontrar e do que precisa.

 

Paralelamente, o uso das palavras-chave de cauda longa tem o objetivo principal de focar em um público muito mais específico.

 

Atualmente, mais da metade das buscas feitas na internet utilizam quatro ou mais palavras, o que mostra como essas palavras-chave são muito valiosas.

 

Isso também deixa claro que hoje os usuários não mais buscam qualquer termo, mas sim utilizam frases maiores para encontrar aquilo que querem de forma clara.

 

O próprio Google cada vez adapta-se mais a essa forma de busca, analisando as exatas intenções do usuário ao fazer a pesquisa e lhe mostrando os resultados.

 

 

É cauda longa ou long tail?

É cauda longa ou long tail

Ainda há muitas pessoas que confundem-se e se perguntam se é correto utilizar cauda longa ou long tail.

 

A verdade é que cauda longa é exatamente a tradução para o português do termo long tail.

 

Esse termo em inglês foi usado pela primeira vez em um campo que está indiretamente relacionado com o marketing digital, que é a estatística.

 

Long tail estava relacionado com as distribuições de cauda longa, que surgem quando há o prolongamento em uma curva de dados, que é bem mais comprido quando comparado com o ápice da parábola.

 

Entretanto, desde 2004 o termo cauda longa passou a ser usado no mundo dos negócios.

 

Ele estava relacionado com uma estratégia que tinha a intenção de determinar que vender uma grande variedade de itens em quantidades pequenas era muito mais valioso e promissor do que vender poucos itens em quantidades maiores. 

 

De lá para cá, esse termo passou a ser usado por cada vez mais empresas, inclusive gigantes do mercado, como a Apple e a Amazon, por exemplo, que apostam em nichos específicos ao invés de grandes massas.

 

O marketing passou a apropriar-se desse termo já que viu uma ótima oportunidade de alcançar os consumidores fazendo uso da estratégia de cauda longa.

 

O foco é então atuar dentro do marketing com um público muito mais segmentado e atuando dentro de nichos, ao invés de para um público amplo.

 

À medida que os buscadores da internet, como o Google, foram evoluindo e tornando-se cada vez mais utilizados, a estratégia da cauda longa “casou” perfeitamente com o uso de palavras-chave.

 

Com isso, hoje pode-se criar palavras-chave que sejam mais específicas para dessa forma conseguir atingir públicos que são bem mais restritos.

 

A ideia é sempre a mesma: oferecer algo para menos pessoas para dessa forma alcançar um maior poder de conversão, ao invés de tentar vender coisas para as massas.

 

 

SEO e palavra-chave de cauda longa

SEO e palavra-chave de cauda longa

Há uma grande relação de importância entre o uso das palavras-chave e o SEO, mas não há dúvidas de que o uso daquelas de cauda longa deve ter sempre uma maior atenção.

 

As palavras-chave de cauda longa, dentro dos mecanismos de buscas e seus resultados, sempre trará um volume de buscas por mês que será bem mais baixo quando em comparação com as palavras-chave de cauda curta.

 

Por outro lado, as probabilidades de ranquear uma página e de alcançar mais conversões com o uso da estratégia de cauda longa aliada ao SEO serão muito maiores.

 

Esses termos de cauda longa ainda trazem outros benefícios excelentes que são o fato de terem menos competição nos buscadores e ainda de serem mais baratos, em termos de Custo Por Clique (CPC) do que os de cauda curta.

 

Sendo menos populares e bem menos custosas, as palavras-chave de cauda longa ainda convertem muito mais porque estão diretamente relacionadas, com uma maior precisão, com as expectativas de quem a buscou.

 

Com o uso desse tipo de termo você oferece conteúdos muito mais certeiros para os usuários, prezando sempre pela qualidade e não pela quantidade.

 

Ou seja, vale muito mais a pena alcançar um público mais restrito e ter mais conversões do que atingir muitas pessoas.

 

Por ter menos concorrência, é muito mais fácil que você consiga posicionar bem seus conteúdos dentro do Google, ranqueando-os na primeira página.

 

Com isso, as chances de os usuários que compõem a sua audiência encontrarem os seus conteúdos, fazerem download das suas iscas digitais, assinarem as suas newsletters, ou comprarem produtos e adquirirem serviços são imensas.

 

Por conta da maior facilidade de ranquear um conteúdo no Google e alcançar o topo do buscador, cada vez mais especialistas na área indicam o uso das palavras-chave de cauda longa.

 

Em resumo, são muitos os benefícios do uso das palavras-chaves que são de cauda longa, como:

 

 

  • Gera um maior tráfego orgânico
  • Ajuda a facilitar mais o ranqueamento das páginas nos buscadores
  • Traz uma maior possibilidade de se contextualizar o conteúdo
  • Tem taxas de conversão altíssimas
  • Possibilidade de ranquear palavras-chave que são únicas
  • Traz respostas mais precisas para as dores ou problemas dos usuários
  • Campanhas de CPC mais baratas e mais eficazes

 

 

Palavra-chave de cauda longa: Conheça alguns exemplos

Palavra-chave de cauda longa_ Conheça alguns exemplos

Anteriormente, já demos a você um exemplo de palavra-chave de cauda longa, que foi sobre “como perder 5 kg em uma semana”.

 

Vamos dar outros exemplos para facilitar o entendimento.

 

Digamos que você resolveu trabalhar como afiliado no ramo de investimentos financeiros, com foco em renda fixa.

 

O seu objetivo é que o seu público-alvo possa encontrar o seu blog ou site e os produtos ou serviços que está oferecendo lá de maneira orgânica.

 

Para fazer isso, você decide então criar conteúdos que tenham valor e que sejam de muita relevância fazendo uso de palavras-chave que sabe que seus clientes iriam utilizar.

 

Quando você faz buscas por termos curtos, como investimentos, renda fixa, investimento financeiro ou mercado financeiro, vê que apesar de muitas buscas, a competição é alta e o valor pago no CPC também.

 

As chances que seu negócio como afiliado seja encontrado por meio dos conteúdos criados com essas palavras (que são amplas e genéricas) são muito pequenas, ainda mais quando está iniciando.

 

Se você resolver optar pelas campanhas de tráfego pago, então elas podem acabar ficando pesadas para o seu bolso por conta do alto custo de CPC das palavras-chave, o que não traz os resultados de conversão desejados.

 

Chegando nesse ponto, o que você precisa fazer é avaliar a persona ideal do seu negócio e fazer uma previsão de quais seriam os interesses mais específicos que eles teriam no momento de realizar uma busca na internet.

 

Fazendo isso, então você conseguirá ter algumas boas ideias de palavras-chave de cauda longa, relacionadas com o interesse do seu público-alvo.

 

Se o seu público é de homens na faixa dos 25 aos 35 anos com interesse em realizar investimentos financeiros de menor risco, algumas dicas de palavras-chave de cauda longa são:

 

  • Investimento em renda fixa por menos de R$ 100
  • Aprenda a realizar investimentos rentáveis com ativos fixos
  • Investimentos financeiros em renda fixa

 

 

Entenda 

Lógico que quando forem comparadas com palavras-chave de cauda curta, essas com cauda longa terão uma média de pesquisas por mês muito menores, já que permitem segmentar melhor o público.

 

Nem sempre é preciso criar uma palavra-chave com 6 ou 7 termos para ser de cauda longa, o que mais vale, na verdade, é a especificidade do termo, ou seja, de quão a intenção de busca está evidente.

 

Com uma menor concorrência, as chances de assertividade nas suas campanhas são muito maiores, e ajuda a aumentar muito suas conversões.

 

 

 

Leia também

 

 

 

Principais ferramentas para encontrar palavras-chave

Principais ferramentas para encontrar palavras-chaves

Para que você possa encontrar palavras-chave de cauda longa e criar conteúdos para o site ou blog do seu negócio, nada melhor do que utilizar ferramentas específicas para essa finalidade.

 

Com essas ferramentas, você pode ter à sua disposição as seguintes informações: volume de busca, concorrência das palavras-chave, CPC e muito mais.

 

Existem ferramentas online gratuitas que são muito completas e permitem que seja mais fácil encontrar termos de cauda longa, além daquelas pagas que trazem muito mais informações.

 

A seguir, iremos mostrar para você algumas das principais!

 

 

Ubersuggest

A ubersuggest é uma das melhores ferramentas para buscar palavras-chave de cauda longa, ainda mais entre as opções que são gratuitas.

 

Por meio dessa ferramenta, você tem uma visão bem mais ampla do domínio do seu site, tem muitas ideias para conteúdos e as páginas principais em termos de busca orgânica.

 

Para ter acesso às informações, basta escrever a palavra-chave desejada e você irá ter à disposição o nível de dificuldade para ranquear aquele termo, o volume de buscas por mês, o custo por clique e muito mais.

 

Uma das informações diferenciadas proporcionadas pela Ubersuggest é sobre a porcentagem de chance de você conseguir posicionar a palavra-chave entre os primeiros 20 resultados do Google.

 

A ferramenta ainda oferece a você algumas sugestões ou ideias de palavras-chave relacionadas com o termo pesquisado.

 

Conheça aqui.

 

 

Planejador de palavras-chave do Google

Para quem não sabe, o Google possui uma ferramenta própria para buscas de palavras-chave: o planejador de palavras-chave do Google.

 

Ela é considerada como uma das ferramentas mais confiáveis dentro desse mercado, sendo também muito fácil de ser utilizada e ainda totalmente gratuita, o que é uma vantagem enorme.

 

A verdade é que essa ferramenta serve como se fosse uma espécie de laboratório para você realizar testes antes de criar suas campanhas online.

 

Além disso, ela ainda será um verdadeiro guia na criação da sua estratégia de marketing de conteúdo, o que permite que ela seja utilizada tanto por quem está iniciando quanto por quem já é experiente.

 

As principais funções do planejador de palavras-chave do Google são:

 

  • Pesquisa das palavras-chave 
  • Histórico de estatísticas e previsões de tráfego de cada palavra-chave

 

Com essa ferramenta, você poderá encontrar as palavras-chave de cauda longa ideais para o seu negócio, fazendo uso dos filtros que mostram ideias que estão relacionadas, com baixo custo e concorrência.

 

Conheça aqui.

 

 

LongTailPro

Além das duas opções vistas acima, uma outra que é bastante indicada para pesquisas palavras-chave de cauda longa é a LongTailPro.

 

Essa é uma ferramenta totalmente paga, antes de qualquer coisa, e que é dedicada de forma exclusiva a buscar palavras-chave que sejam de cauda longa.

 

Quando você digita uma palavra-chave, então tem acesso a várias métricas (são treze no total) por meio das quais pode fazer a análise de desempenhos e da concorrência dela.

 

Ainda são exibidas centenas de sugestões de palavras-chave com cauda longa e ainda é apresentado um cálculo personalizado de cada uma delas sobre a lucratividade.

 

Não há dúvidas de que usar essa ferramenta é extremamente vantajoso por ela ser voltada apenas ao planejado de palavras-chave de cauda longa, ao contrário das outras que mostramos.

 

Conheça aqui.

 

 

Outras opções para encontrar palavras-chave

Outras opções para você descobrir palavras-chave, além do uso das ferramentas mostradas, são:

 

  • Preenchimento automático do Google
  • Fóruns de discussão online
  • Ferramenta Google Trends
  • Sites de perguntas e respostas, que dão dicas das buscas online 

 

Qualquer que seja a ferramenta que esteja disponível, faça sempre uma análise completa sobre o uso das palavras-chave, lembrando que as de cauda longa permitem que você atraia clientes mais específicos.

 

Entre sempre na mente do seu consumidor para trazer esses termos específicos e aumentar as chances de conversão.

 

 

Conclusão

Como você viu, as palavras-chave de cauda longa são termos específicos que ajudam na criação de conteúdos direcionados para um público determinado, aumentando as chances de gerar tráfego qualificado e conversões.

 

Neste texto, mostramos a você tudo o que é preciso saber sobre esse tipo de palavra-chave, incluindo ferramentas para pesquisá-las.

 

Gostou do artigo de hoje sobre conheça tudo sobre palavras-chave de cauda longa?

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

Mais para explorar

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.