Análise SWOT: Tudo o que você precisa saber sobre esse método

Análise-SWOT-Tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-esse-método-min

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

 

Dentro do marketing digital, um dos métodos mais eficientes para se conseguir obter sucesso com um projeto é a Análise SWOT.

 

Essa ferramenta de gestão, também conhecida como FOFA, permite que você avalie diversos cenários antes de colocar em prática um projeto da sua empresa.

 

Desse modo, quem não faz a utilização dessa análise se coloca em situação de risco de fracassar em seu empreendimento ou negócio.

 

Ao usar a análise SWOT, você pode identificar possíveis fraquezas e pontos fortes relacionados ao ambiente interno, bem como oportunidades e ameaças presentes externamente à sua empresa.

 

Sendo assim, torna-se mais fácil que você tome decisões e faça escolhas acertadas, de modo que seu negócio alcance os objetivos estabelecidos.

 

A análise SWOT é tão importante que pode ser utilizada para qualquer tipo de projeto, inclusive aqueles voltados para o desenvolvimento pessoal.

 

Portanto, para saber mais sobre essa importante ferramenta de gestão, não deixe de acompanhar esse artigo completo até o final.

 

Boa leitura!

 

 

Análise SWOT: Entenda o que é essa ferramenta

Análise SWOT 

A análise SWOT, ou analise FOFA, é uma importante ferramenta de gestão de projetos, essencial para a realização de qualquer planejamento estratégico.

 

Por meio do uso desse método, uma empresa pode tomar decisões mais acertadas baseadas em uma análise profunda de diferentes cenários. 

 

Assim, não só você pode ter um prognóstico completo do seu negócio (ambiente interno), mas também do ambiente externo a ele.

 

Com isso, você poderá aproveitar melhor as oportunidades que surgirem e correrá menos riscos de fazer escolhas que sejam prejudiciais à sua empresa.

 

Desde que essa ferramenta foi criada, em seus primórdios nos anos 1960, ela já passou por diversas reformulações e melhoras que proporcionaram a ela tornar-se mais efetiva como é hoje.

 

Mas o que significa, exatamente, a sigla SWOT?

 

 

O significado da sigla SWOT

Análise SWOT

 

Com toda a certeza, quando se fala sobre a análise SWOT ou FOFA, o mais comum é que as pessoas tenham dúvidas sobre o significado dessa sigla.

 

A sigla é formada, justamente, pelas iniciais referentes aos fatores que compõem a análise SWOT, na análise do ambiente interno e externo.

 

Sendo assim, SWOT ou FOFA significa:

 

  • Strengths (ou Forças)

 

  • Weaknesses (ou Fraquezas)

 

  • Opportunities (ou Oportunidades)

 

  • Threats (ou Ameaças)

 

As duas primeiras letras da sigla SWOT, que referem-se às forças (strengths) e fraquezas (weaknesses), estão relacionadas com o ambiente interno da sua empresa ou do projeto em questão.

 

Por meio dessa ferramenta, é possível identificar quais são as forças ou pontos positivos do seu negócio, bem como as fraquezas ou pontos negativos do projeto que pretende pôr em prática.

 

Através do conhecimento desses pontos, você pode tanto fortalece-los ainda mais, como também encontrar soluções para reverter as fraquezas.

 

Esses dois fatores (forças e fraquezas) estão sob controle direto da sua empresa, de modo que você pode modifica-los, através de estratégias apropriadas, de forma fácil.

 

Por outro lado, os dois outros fatores da análise SWOT, que são as oportunidades ou ameaças, referem-se ao ambiente externo da sua empresa.

 

Dessa forma, você não possui controle direto sobre eles, mas pode optar por estratégias que ajudem a aproveitá-los e a superá-los, respectivamente.

 

Assim, as oportunidades ou ameaças, na análise SWOT, dizem respeito a análise de fatores externos como o mercado em que sua empresa está inserida, a concorrência e até o macroambiente nacional e mundial.

 

O macroambiente diz respeito ao ambiente político, econômico e social, por exemplo, do país e do mundo, referente a como ele se encontra no momento.

 

Com os quatro fatores da análise SWOT em mãos, você pode fazer uma “matiz 2 por 2” (Matiz SWOT) a partir da qual será possível realizar uma análise geral entre eles.

 

A matiz levará em consideração a análise entre os fatores internos/externos à sua empresa, bem como aos fatores positivos e negativos dela.

 

A partir de agora, após uma visão geral sobre a análise SWOT, é hora de conhecer um pouco mais sobre para que ela serve.

 

 

Análise SWOT: Utilidade na sua empresa

Análise SWOT

 

Muitas empresas, o que pode ser o caso da sua, acabam por passar anos com projetos no papel sem leva-los para a frente.

 

Uma grande parte dessa falta de ação se deve, principalmente, à falta de conhecimento sobre como agir ou tomar decisões por parte dos gestores e funcionários.

 

Sem realizar uma análise geral sobre o projeto, levando-se em conta os fatores internos e externos do empreendimento, dificilmente será possível obter sucesso com ele.

 

Dessa forma, muitos gestores acabam por “engavetar” os projetos do que arriscar coloca-los em prática, já que não tem segurança sobre os resultados que podem ser obtidos.

 

Por meio da análise SWOT, será possível analisar qualquer projeto e colocá-lo em prática com segurança, através do planejamento das estratégias corretas.

 

Sendo assim, não fazer uma análise profunda sobre os fatores internos e externos da empresa pode ocasionar a tomada de decisão e a criação de estratégias de modo errôneo.

 

Isso ocorre porque é possível potencializar as “forças” ou pontos positivos que seu empreendimento possui, bem como corrigir e fortalecer as “fraquezas” do mesmo.

 

Conhecendo esses pontos fracos, principalmente, é possível criar estratégias certas para corrigi-los e garantir que seu projeto será eficaz.

 

Do mesmo modo, ao perceber quais as oportunidades do ambiente externo, a análise SWOT permite que você aproveite-as em benefício próprio.

 

Por outro lado, conhecendo as principais ameaças referentes à sua empresa, você pode antecipar-se a elas ao se preparar, de modo que elas não influenciem negativamente seu projeto.

 

Agora que você aprendeu para que serve a análise SWOT na sua empresa, é hora de conhecer, de forma sucinta, os passos necessários para criar a sua própria análise FOFA.

 

 

Análise SWOT para sua empresa?

Análise SWOT para sua empresa

 

Para aplicar a ferramenta SWOT na sua empresa, de modo a tirar os projetos do papel e colocá-los em prática com sucesso, é preciso seguir alguns passos importantes.

 

Esses passos são:

 

  1. Fazer um brainstorming, compartilhamento de ideias e soluções criativas e espontâneas com a equipe da sua empresa (ou individualmente, caso trabalhe sozinho)

 

  1. Fazer uma análise dos fatores internos à sua empresa (forças e fraquezas, ou pontos positivos e negativos)

 

  1. Fazer uma análise dos fatores externos à sua empresa (oportunidades e ameaças no ambiente externo)

 

  1. Montar a Matiz SWOT dos fatores internos/externos (linhas) e dos fatores negativos/positivos (colune) para realizar uma análise acertada entre eles

 

  1. Fazer uma avaliação sobre se o projeto em questão, para o qual está fazendo a análise SWOT, é realmente viável à sua empresa

 

  1. Criar estratégias para o seu projeto a partir das informações que se obteve por meio da análise SWOT

 

 

Colocando esse passo a passo em prática, será possível que você possa tomar decisões e fazer as estratégias certas para que seu projeto saia do papel com segurança e eficácia.

 

 

Benefícios da análise SWOT

Análise SWOT

 

Após compreender o que é a análise SWOT, para que ela serve e como criar uma para a sua empresa, é hora de compreender melhor os benefícios dessa ferramenta.

 

Os benefícios ou vantagens de uma análise SWOT serão mostrados na lista a seguir, acompanhe:

 

  • É simples de ser realizada: ao contrário de outras ferramentas ou métodos de gestão, a análise FOFA é fácil de ser criada e aplicada

 

  • Garante uma maior flexibilidade e economia de tempo: por meio das informações coletadas na análise SWOT, é possível aplicá-las, por um longo tempo, em diferentes projetos da sua empresa

 

  • Ajuda a reduzir custos na empresa: por ser de fácil criação e aplicação, sem a necessidade de investimentos específicos, com essa ferramenta é possível reduzir custos de planejamento estratégico na empresa

 

  • Permite uma maior interação e colaboração entre a equipe: caso sua empresa seja formada por uma equipe, a análise SWOT permite que ela interaja e colabore de maneira efetiva, criando uma maior união

 

 

Leia também:

 

 

 

Conclusão

Como você viu, a análise SWOT é uma excelente ferramenta de gestão de projetos, essencial para colocá-los em prática com segurança e com as estratégias certas.

 

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre esse método, bem como compreender para que ele serve para sua empresa, como criar uma análise FOFA e os benefícios que ela proporciona.

 

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a análise SWOT?

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

Mais para explorar

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.